domingo, 7 de outubro de 2012
A Juventude Maracanauense já está ConFirmando!
28 motivos para votar 12345 - Confira!
sábado, 6 de outubro de 2012
Melhores momentos da Campanha
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Grande Carreata - Wagner do SeLiga 12345
Dep. Estadual Ferreira Aragão está com Wagner para Vereador em Maracanaú
Julio Brizzi apoia Wagner do Seliga 12345! É pra lutar, é pra vencer!
Senador Cristovam Buarque apoia as propostas de Wagner Do SeLiga
O senador é Cristovam Buarque, e o projeto propõe que os filhos e demais dependentes de políticos eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal sejam obrigados a estudar em escolas públicas de Educação Básica.
Em determinado ponto da justificação, o senador escreveu algo que faz muito sentido. Diz: “Se esta proposta tivesse sido adotada no momento da Proclamação da República, como um gesto republicano, a realidade social brasileira seria hoje completamente diferente.”
Cristovam Buarque apoia as propostas que o Wagner Do SeLiga defende, entre elas, a de escolas em tempo integral, pois, a educação é a base de tudo! Confira o vídeo:
A Juventude Apoia e Acredita
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
José Eugênes Apoia Wagner do SeLiga 12345 para Vereador de Maracanaú - CE
Com a palavra, José Eugênes, Presidente da Juventude Socialista do PDT em Fortaleza, e articulador político da Coordenadoria de Juventude do gabinete do Governo do Estado.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Vamos levar Maracanaú mais a sério
domingo, 16 de setembro de 2012
A Participação da Juventude na Política
O primeiro passo para quem quer discutir juventude no Brasil é identificar de qual juventude estamos falando. Falar deste grupo pode parecer uma tarefa fácil, uma vez que o termo é corrente no nosso vocabulário e tem uma definição no senso comum. Convivemos com jovens e somos jovens e temos nossas opiniões a respeito das características, das questões, dos problemas ou das virtudes da juventude. Convivemos diariamente com instituições que disseminam impressões sobre quem são e como vivem moças e rapazes.
Com freqüência, a imagem dos jovens é permeada por estereótipos e por um conjunto de ideias bastante contraditórias sobre a vivência da condição juvenil. É comum, por exemplo, comerciais e propagandas que explorem a imagem da juventude, associando os sujeitos jovens à saúde, ao desprendimento, à liberdade e à espontaneidade. Por outro lado, nos noticiários da TV, podemos observar uma percepção bastante negativa dos jovens, ao desvio, à desordem social e à violência.
Eu mesmo sempre associo a juventude as grandes vitórias que foram conquistadas durante todos esses anos. Por exemplo, a ditadura militar que centenas de jovens foram as ruas lutar pelo direito à democracia. Ao impitima do Collor com os caras pintadas, quando a juventude vai para as ruas protestar pelo aumento do salário dos professores, contra corrupção, contra a fome e a pobreza, contra o desmatamento da amazônia.... quando ligo a TV, ou quando estou na internet sempre vejo os jovens lutando por ideais coletivos... vejo que a verdadeira transformação dentro da nossa sociedade, parte da juventude, é a juventude quem puxa, quem motiva, cobra e é capaz de transformar verdadeiramente a política da nossa cidade.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Pré-Vestibulares Regionais
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Clínicas de Recuperação para Dependentes Químicos
Maracanaú precisa inovar.
Wagner do SeLiga é candidato a vereador, para disputar uma das vagas da câmara municipal de Maracanaú. É filiado ao PDT e vem desenvolvendo um excelente trabalho de inclusão sócio-digital com várias pessoas do município. Conhecedor dos problemas sociais que mais afeta a população, possui excelentes projetos principalmente para a juventude.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Juntos buscando avanços para Maracanaú
Maracanaú vem avançando em sua estrutura e desenvolvimento, buscando sempre a melhoria da população e principalmente da juventude. Wagner do SeLiga, é homem do povo, simples e com determinação,e quer fazer com que Maracanaú possa dar continuidade no seu atual plano de governo, juntamente com o povo maracanauense e Firmo Camurça, garantindo projetos que irão beneficiar todo o povo.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
O que é Escola em Tempo Integral?

No modelo pedagógico e social aplicado na Escola-Parque, eram oferecidas inúmeras atividades, que contemplavam os seguintes setores:
- Setor de Trabalho: artes aplicadas (desenho, modelagem e cerâmica, escultura em madeira, cartonagem e encadernação, metal, couro, alfaiataria, bordados, bijuterias, tapeçaria, confecção de brinquedos flexíveis, tecelagem, cestaria, flores).
- Setor de Educação Física e Recreação: oferecia atividades artísticas, jogos, recreação e ginástica.
- Setor Socializante: grêmio estudantil, jornal, rádio-escola, banco e loja.
- Setor Artístico: música instrumental, canto, dança e teatro.
- Extensão Cultural e Biblioteca: leitura, estudo e pesquisas.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Projeto Praça da Juventude
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Chamada FLASHMOB
Chamada FLASHMOB que acontecerá em Maracanaú. O movimento será em um momento de "pique" no município, onde um grupo de pessoas farão coisas inusitadas, todos podem participar, faça parte dessa festa. #SELIGAJUVENTUDE
Maiores informações: (85) 8770-2453 / 3014-2137
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Retrato da Juventude Brasileira

Um primeiro passo para quem quer discutir juventude no Brasil é identificar de qual juventude estamos falando. Falar deste grupo pode parecer uma tarefa fácil, uma vez que o termo é corrente no nosso vocabulário e tem uma definição no senso comum. Convivemos com jovens e somos jovens e temos nossas opiniões e respeito das características, das questões, dos problemas ou das virtudes da juventude. Convivemos diariamente com instituições que disseminam impressões sobre quem são e como vivem moças e rapazes.
Com freqüência, a imagem dos jovens é permeada por estereótipos e por um conjunto de idéias bastante contraditórias sobre a vivência da condição juvenil. É comum, por exemplo, comerciais e propagandas explorem a imagem da juventude, associando os sujeitos jovens à saúde, ao desprendimento, à liberdade e à espontaneidade. Por outro lado, nos noticiários da TV, podemos observar uma percepção bastante negativa dos jovens, ao desvio, à desordem social e à violência.
Esta contradição está no fato da nossa sociedade, por um lado, ser “juventocêntrica”, aonde o jovem se tornou um modelo cultural valorizado e consumido por todos, estejam nessa condição ou não. Por outro, quando estamos falando de jovens concretos e reais, percebemos a existência de preconceito e estereótipos que são reiterados em diferentes espaços. Um exemplo é a idéia de irresponsabilidade e imaturidade visivelmente difundida para falar do conjunto de jovens, enquanto que, a violência e o desvio são estigmas que recaem para grupos específicos da população. De maneira inaceitável grande parte deste contingente geracional vive em grave processo de exclusão social. Senão vejamos:
· 11,7 milhões de jovens vivem em famílias que não tem condições para satisfazer suas necessidades básicas. (PNAD, 2003);
· 1,3 milhões de jovens são analfabetos. (PNAD, 2003);
· 4,5 milhões de jovens não trabalham e nem estudam. (PNAD, 2003);
· 40% dos jovens brasileiros em famílias sem rendimento ou até1/2 salário mínimo. (IBGE, 2000);
· A cada 2 desempregado no Brasil, 1 é jovem (somente 35% têm carteira assinada);
· O desemprego entre os jovens é 3,5 mais elevado que entre os adultos;
· O desemprego atinge mais intensamente os jovens negros e mulheres;
· 2/3 da população carcerária do Brasil é de jovens;
· A cada 10 jovens somente 6 são estudantes;
· Apenas 3 a cada 10 jovens têm acesso ao ensino médio;
· Entre os que pararam de estudar 51% parou no ensino fundamental e 12% sequer ultrapassaram a 4° série;
· 8 milhões de jovens com baixa escolaridade e com cinco anos de atraso em relação série/idade;
· 3,3 milhões de jovens brasileiros não freqüentam a escola;
· Apenas 10,1% dos jovens costumam ir sempre ao cinema;
· Para os jovens, o principal problema do seu bairro é a falta de infra-estrutura. (Instituto Cidadania, 2003);
· 56,6% dos jovens não praticam atividades esportivas regularmente. (UNESCO, 2004);
· 70% dos óbitos entre os jovens se devem a causas externas evitáveis. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2003);
· 40% dos jovens que morrem são vitimas de homicídios. No restante da população, essa taxa cai para 5%. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2003);
· Segurança e Violência são os problemas que mais preocupam os jovens. (INSTITUTO CIDADANIA, 2003);
· 85,8% dos jovens se informam através da TV. (IBASE / POLIS, 2005);
· 77,4% dos jovens das classes D e E não sabem usar computador. Entre os jovens da classe A, essa taxa cai para apenas 12,5%. (UNESCO, 2004);
Por outro lado, a grande maioria dos Jovens continua otimista em relação ao seu Futuro e confiante no seu Potencial.
· 92% dos jovens brasileiros acham que sua vida pessoal vai melhorar nos próximos 5 anos. (INSTITUTO CIDADANIA, 2003);
· 84% dos jovens acham que podem mudar o mundo. (INSTITUTO CIDADANIA, 2003);
É a hora de reconhecermos que a juventude constitui um dos grupos mais afetados pelas desigualdades e que o Brasil acumulou uma divida social enorme com esse segmento, gerando um grande déficit de políticas que garantam direitos e oportunidades para os jovens brasileiros. A conta é alta. Mas o nosso candidatos do PDT deve lutar para que o estado pague grande parcela dessa dívida através de políticas públicas.
Fonte: Cartilha Programa Setorial de Juventude – 2013/2016