quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O que é Escola em Tempo Integral?

O conceito de escola em tempo integral surgiu na década de 1950, com a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, também conhecido como Escola-Parque, tamanha a inovação à época. 
Idealizado por Anísio Teixeira, que fora diretamente influenciado pelo filosofo Americano Dewey, um dos expoentes da Escola Nova, de quem foi aluno, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro trazia em sua origem a idéia de que a escola deve valorizar as atividades e as práticas de seu cotidiano, ligando a educação à vida. 
                                 

No modelo pedagógico e social aplicado na Escola-Parque, eram oferecidas inúmeras atividades, que contemplavam os seguintes setores:
  • Setor de Trabalho: artes aplicadas (desenho, modelagem e cerâmica, escultura em madeira, cartonagem e encadernação, metal, couro, alfaiataria, bordados, bijuterias, tapeçaria, confecção de brinquedos flexíveis, tecelagem, cestaria, flores).
  • Setor de Educação Física e Recreação: oferecia atividades artísticas, jogos, recreação e ginástica.
  • Setor Socializante: grêmio estudantil, jornal, rádio-escola, banco e loja.
  • Setor Artístico: música instrumental, canto, dança e teatro.
  • Extensão Cultural e Biblioteca: leitura, estudo e pesquisas.

Na década de 1980 e posteriormente na década de 1990 temos a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública, conhecidos como CIEPs.

Idealizados pelo intelectual Darcy Ribeiro, protagonista do Programa Especial de Educação (PEE) nos dois governos de Leonel Brizola no estado do Rio de Janeiro e influenciado por sua interlocução com Anísio Teixeira a partir de 1952, tendo partilhado, por exemplo, o planejamento da Universidade de Brasília, os CIEPs trazem em sua origem muitos aspectos da experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro.

Darcy, convencido de que a escola brasileira ainda não podia ser chamada de pública por ser elitista e seletiva, considerava que ela não estava preparada para receber aqueles que não tivessem acesso a bens materiais e simbólicos, que interferem diretamente no desempenho, exigindo da criança pobre o rendimento da criança abastada (BOMENY, 2009, p.115). Por isso, acreditava que a escola de horário integral, como a que países desenvolvidos oferecem às suas crianças, poderia tirar do abandono das ruas e dos lares em que os pais não podem estar, as crianças provenientes das famílias de baixa renda.

Assista agora, a reportagem do Ciep de Canela/RS, considerada no ano de 2010, a melhor escola pública do Brasil.

 

A cidade educadora é aquela que está comprometida para além de suas funções tradicionais (econômica, social, política e de prestação de serviços) com a formação e desenvolvimento de seus habitantes, crianças, jovens, adultos e idosos, deixando-se utilizar para o crescimento destes se os “ensina a fazerem-se sujeitos e cidadãos” (CABEZUDO, 2004, p. 12), promovendo educação na diversidade e para a compreensão, a cooperação e a paz internacional.

No dia 7 de outubro, vote no candidato que defende e lutará na câmara de vereadores para a criação de novas escolas de tempo integral, com o objetivo de alcançar a todos os nossos jovens e crianças no município de Maracanaú.  Vote Wagner, nº. 12345.


 
Acesso em: 30/08/2012




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