Wagner do SeLiga

Candidato lutando nas ruas com a juventude, que é contagiada pela força da determinação.

Conferência municipal da juventude

Baseada em uma perspectiva de futuro bem sucedida, a juventude luta, questiona, e planeja seus direitos a serem cobrados.

Convenção do PDT 2012

Realizada no Plenário da câmara municipal no dia 10/03, o evento foi direcionado para escolha do seu diretório municipal em Maracanaú.

Congresso da JS PDT 2012

Nos dias 1, 2 e 3 de junho, Fortaleza, a terra do sol, sediou o XV CONJUS. Na ocasião, participaram mais de mil e duzentos delegados de todo o Brasil.

Plenária: Congresso da JS PDT 2012

Além das questões políticas, o CONJUS é uma forma de interação entre vários jovens do Brasil inteiro, tendo a oportunidade de trocar conhecimento e experiências.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O que é Escola em Tempo Integral?

O conceito de escola em tempo integral surgiu na década de 1950, com a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, também conhecido como Escola-Parque, tamanha a inovação à época. 
Idealizado por Anísio Teixeira, que fora diretamente influenciado pelo filosofo Americano Dewey, um dos expoentes da Escola Nova, de quem foi aluno, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro trazia em sua origem a idéia de que a escola deve valorizar as atividades e as práticas de seu cotidiano, ligando a educação à vida. 
                                 

No modelo pedagógico e social aplicado na Escola-Parque, eram oferecidas inúmeras atividades, que contemplavam os seguintes setores:
  • Setor de Trabalho: artes aplicadas (desenho, modelagem e cerâmica, escultura em madeira, cartonagem e encadernação, metal, couro, alfaiataria, bordados, bijuterias, tapeçaria, confecção de brinquedos flexíveis, tecelagem, cestaria, flores).
  • Setor de Educação Física e Recreação: oferecia atividades artísticas, jogos, recreação e ginástica.
  • Setor Socializante: grêmio estudantil, jornal, rádio-escola, banco e loja.
  • Setor Artístico: música instrumental, canto, dança e teatro.
  • Extensão Cultural e Biblioteca: leitura, estudo e pesquisas.

Na década de 1980 e posteriormente na década de 1990 temos a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública, conhecidos como CIEPs.

Idealizados pelo intelectual Darcy Ribeiro, protagonista do Programa Especial de Educação (PEE) nos dois governos de Leonel Brizola no estado do Rio de Janeiro e influenciado por sua interlocução com Anísio Teixeira a partir de 1952, tendo partilhado, por exemplo, o planejamento da Universidade de Brasília, os CIEPs trazem em sua origem muitos aspectos da experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro.

Darcy, convencido de que a escola brasileira ainda não podia ser chamada de pública por ser elitista e seletiva, considerava que ela não estava preparada para receber aqueles que não tivessem acesso a bens materiais e simbólicos, que interferem diretamente no desempenho, exigindo da criança pobre o rendimento da criança abastada (BOMENY, 2009, p.115). Por isso, acreditava que a escola de horário integral, como a que países desenvolvidos oferecem às suas crianças, poderia tirar do abandono das ruas e dos lares em que os pais não podem estar, as crianças provenientes das famílias de baixa renda.

Assista agora, a reportagem do Ciep de Canela/RS, considerada no ano de 2010, a melhor escola pública do Brasil.

 

A cidade educadora é aquela que está comprometida para além de suas funções tradicionais (econômica, social, política e de prestação de serviços) com a formação e desenvolvimento de seus habitantes, crianças, jovens, adultos e idosos, deixando-se utilizar para o crescimento destes se os “ensina a fazerem-se sujeitos e cidadãos” (CABEZUDO, 2004, p. 12), promovendo educação na diversidade e para a compreensão, a cooperação e a paz internacional.

No dia 7 de outubro, vote no candidato que defende e lutará na câmara de vereadores para a criação de novas escolas de tempo integral, com o objetivo de alcançar a todos os nossos jovens e crianças no município de Maracanaú.  Vote Wagner, nº. 12345.


 
Acesso em: 30/08/2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tô ligado! Tô com Wagner pra fazer a diferença!

Com a palavra, André Figueiredo, Deputado Federal e Presidente do PDT Ceará.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Praça da Juventude

Com o objetivo de trazer lazer para a população, a praça da juventude, vem com o intuito de ocupar a mente de muitos jovens que estão na rua sem ocupação, através de esporte, diversão e lazer, tornando um ponto de referência para a juventude.







sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Chamada FLASHMOB



Chamada FLASHMOB que acontecerá em Maracanaú. O movimento será em um momento de "pique" no município, onde um grupo de pessoas farão coisas inusitadas, todos podem participar, faça parte dessa festa. #SELIGAJUVENTUDE


Garanta já a sua inscrição: clique aqui
Maiores informações:  (85) 8770-2453 / 3014-2137

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Retrato da Juventude Brasileira

Um primeiro passo para quem quer discutir juventude no Brasil é identificar de qual juventude estamos falando. Falar deste grupo pode parecer uma tarefa fácil, uma vez que o termo é corrente no nosso vocabulário e tem uma definição no senso comum. Convivemos com jovens e somos jovens e temos nossas opiniões e respeito das características, das questões, dos problemas ou das virtudes da juventude. Convivemos diariamente com instituições que disseminam impressões sobre quem são e como vivem moças e rapazes.

Com freqüência, a imagem dos jovens é permeada por estereótipos e por um conjunto de idéias bastante contraditórias sobre a vivência da condição juvenil. É comum, por exemplo, comerciais e propagandas explorem a imagem da juventude, associando os sujeitos jovens à saúde, ao desprendimento, à liberdade e à espontaneidade. Por outro lado, nos noticiários da TV, podemos observar uma percepção bastante negativa dos jovens, ao desvio, à desordem social e à violência.

Esta contradição está no fato da nossa sociedade, por um lado, ser “juventocêntrica”, aonde o jovem se tornou um modelo cultural valorizado e consumido por todos, estejam nessa condição ou não. Por outro, quando estamos falando de jovens concretos e reais, percebemos a existência de preconceito e estereótipos que são reiterados em diferentes espaços. Um exemplo é a idéia de irresponsabilidade e imaturidade visivelmente difundida para falar do conjunto de jovens, enquanto que, a violência e o desvio são estigmas que recaem para grupos específicos da população. De maneira inaceitável grande parte deste contingente geracional vive em grave processo de exclusão social. Senão vejamos:

· 11,7 milhões de jovens vivem em famílias que não tem condições para satisfazer suas necessidades básicas. (PNAD, 2003);

· 1,3 milhões de jovens são analfabetos. (PNAD, 2003);

· 4,5 milhões de jovens não trabalham e nem estudam. (PNAD, 2003);

· 40% dos jovens brasileiros em famílias sem rendimento ou até1/2 salário mínimo. (IBGE, 2000);

· A cada 2 desempregado no Brasil, 1 é jovem (somente 35% têm carteira assinada);

· O desemprego entre os jovens é 3,5 mais elevado que entre os adultos;

· O desemprego atinge mais intensamente os jovens negros e mulheres;

· 2/3 da população carcerária do Brasil é de jovens;

· A cada 10 jovens somente 6 são estudantes;

· Apenas 3 a cada 10 jovens têm acesso ao ensino médio;

· Entre os que pararam de estudar 51% parou no ensino fundamental e 12% sequer ultrapassaram a 4° série;

· 8 milhões de jovens com baixa escolaridade e com cinco anos de atraso em relação série/idade;

· 3,3 milhões de jovens brasileiros não freqüentam a escola;

· Apenas 10,1% dos jovens costumam ir sempre ao cinema;

· Para os jovens, o principal problema do seu bairro é a falta de infra-estrutura. (Instituto Cidadania, 2003);

· 56,6% dos jovens não praticam atividades esportivas regularmente. (UNESCO, 2004);

· 70% dos óbitos entre os jovens se devem a causas externas evitáveis. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2003);

· 40% dos jovens que morrem são vitimas de homicídios. No restante da população, essa taxa cai para 5%. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2003);

· Segurança e Violência são os problemas que mais preocupam os jovens. (INSTITUTO CIDADANIA, 2003);

· 85,8% dos jovens se informam através da TV. (IBASE / POLIS, 2005);

· 77,4% dos jovens das classes D e E não sabem usar computador. Entre os jovens da classe A, essa taxa cai para apenas 12,5%. (UNESCO, 2004);

Por outro lado, a grande maioria dos Jovens continua otimista em relação ao seu Futuro e confiante no seu Potencial.

· 92% dos jovens brasileiros acham que sua vida pessoal vai melhorar nos próximos 5 anos. (INSTITUTO CIDADANIA, 2003);

· 84% dos jovens acham que podem mudar o mundo. (INSTITUTO CIDADANIA, 2003);

É a hora de reconhecermos que a juventude constitui um dos grupos mais afetados pelas desigualdades e que o Brasil acumulou uma divida social enorme com esse segmento, gerando um grande déficit de políticas que garantam direitos e oportunidades para os jovens brasileiros. A conta é alta. Mas o nosso candidatos do PDT deve lutar para que o estado pague grande parcela dessa dívida através de políticas públicas.


Fonte: Cartilha Programa Setorial de Juventude – 2013/2016